ATA DA CELEBRAÇÃO DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL
Aos dezessete dias do mês de outubro do ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco (17/10/2025), às oito horas da manhã (08h00), na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Assunção, situada na cidade de São Paulo-SP, realizou-se a Santa Missa Solene de Ordenação Presbiteral dos Diáconos Robert Mercês e Gustavo Miller.
A solene celebração foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom João Pedro dos Passos, SJ-M, Bispo Auxiliar da Diocese de Nossa Senhora da Assunção Paulista, em nome e por delegação de Sua Eminência Reverendíssima Dom Antonio Ferraz Cardeal Chiavi, SJ-M, Bispo Diocesano de Nossa Senhora da Assunção Paulista. Concelebraram diversos presbíteros do clero diocesano e religioso, em clima de profunda comunhão eclesial e alegria vocacional.
A celebração teve início com a procissão de entrada e os ritos iniciais da Santa Missa. Após a proclamação do Evangelho, o Reverendo Pe. Iago Costa, EP-M, Chanceler da Diocese, apresentou oficialmente à Igreja os candidatos ao presbiterado, sendo cada um chamado nominalmente. O Bispo Ordenante interrogou os candidatos quanto às suas disposições e propósitos de vida sacerdotal. Após a manifestação pública de sua vontade, o povo de Deus expressou sua aprovação e alegria com prolongado aplauso.
Em seguida, entoou-se a Ladainha de Todos os Santos, durante a qual os ordenandos prostraram-se diante do altar, em sinal de entrega total a Deus. Logo após, Dom João Pedro impôs as mãos sobre cada um dos eleitos e recitou a oração consecratória, conferindo-lhes o Sacramento da Ordem no grau do Presbiterado, tornando-os Presbíteros de Cristo e da Igreja.
Os novos sacerdotes foram revestidos com as vestes litúrgicas próprias do ministério — estola e casula — e receberam a unção das mãos com o Santo Crisma. Em seguida, receberam o cálice e a patena, símbolos do serviço eucarístico, que doravante exercerão com zelo e amor pastoral.
Concluídos os ritos da ordenação, a Santa Missa prosseguiu com a Liturgia Eucarística, já concelebrada pelos recém-ordenados. Ao término da celebração, os novos presbíteros receberam os cumprimentos do celebrante, dos demais sacerdotes, familiares e fiéis presentes, em clima de júbilo e ação de graças.
Nada mais havendo a registrar, lavrou-se a presente Ata de Ordenação Presbiteral, que será assinada pelas autoridades eclesiásticas competentes e arquivada nos livros oficiais da Chancelaria Diocesana, servindo como registro autêntico deste solene e histórico acontecimento para a Igreja Particular de Nossa Senhora da Assunção Paulista.
✠ Dom Antonio Ferraz Cardeal Chiavi, SJ-M
Bispo Diocesano de Nossa Senhora da Assunção Paulista

Postar um comentário