ATENÇÃO! Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

CARTA PASTORAL | Vivendo o Sínodo para a comunhão dos povos: "Para que todos sejam um"


DOM JOÃO PEDRO DOS PASSOS SJ-M 

POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
BISPO ELEITO DA DIOCESE DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PAULISTA 


São Paulo - SP, 02 de Janeiro de 2026.

CARTA PASTORAL - VIVENDO O SÍNODO PARA A COMUNHÃO DOS POVOS: "PARA QUE TODOS SEJAM UM"

Queridos irmãos e irmãs, 
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para Sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima!

 

“Para que todos sejam um” — João 17, 21  

Jesus, após a sua última ceia, celebrando a Páscoa dos judeus sai com seus discípulos e vão juntos ao jardim das Oliveiras, também chamado de Getsêmani, para que fosse cumprido todas as Escrituras e profecias sobre sua vinda e para obedecer ao pai eterno, se entregando para que todos nós tenhamos a salvação eterna. Antes destes acontecimentos de nossa fé, Jesus na ceia faz seus últimos ensinamentos, tantos os quais muito famosos entre todos nós cristãos e certamente refletimos muito em nossa caminhada, a vinda do Espírito sobre aqueles que permanecerem no seu amor filial, o sustento para enfrentar o ódio do mundo, a parábola da videira, o mandamento do amor, e tantos outros ensinamentos valiosos para nossas comunidades atuais. 

Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. — Jo 15, 9-10

Irmãos, vivenciando o período sinodal de nossa igreja em Minecraft somos convidados a refletir que somos um só povo, uma só fé e um só coração pulsante, somos cristão, assim como o Pai e o Filho são um, devemos como irmãos sermos uma só família. Sínodo quer dizer: assembleia ou reunião, mas também leva um ensinamento cristão de “caminhar juntos” “participar” “somos um só povo”. Eis o tempo propício que vivenciamos em nossa comunidade tempo de reatar os laços que nunca deveriam ter sidos desatados, para que em conjunto possamos tomar grandes decisões, assim como a igreja antiga, se reunia para seus grandes Concílios, suas grandes reuniões, nós agora somos convidados a nós reunir para reativar nossas comunhões fraternas como irmãos que somos! 

O Sínodo dos Bispos é a assembleia dos Bispos escolhidos das diversas regiões do mundo, que em tempos estabelecidos se reúnem para fomentarem o estreitamento da união entre o Romano Pontífice e os Bispos, para prestarem a ajuda ao mesmo Romano Pontífice com os seus conselhos em ordem a preservar e consolidar a incolumidade e o incremento da fé e dos costumes, a observância da disciplina eclesiástica, e bem assim ponderar as questões atinentes à acção da Igreja no mundo. — Cân. 342

Jesus mesmo fala para permanecer no seu amor, amor este que ele pregou e nos ensinou durante toda a sua vida, amando o irmão, curando-o de sua doença, não levando o preconceito com a escolha de vida daquele indivíduo, mas levando em consideração ali o lado humano, ele merece amor, atenção, cura e afeto. Somos assim como pequenos cristos, “cristãos” a permanecer nesse amor pregado pelo seu próprio autor. Estamos vivenciando o período do Natal do Senhor, período este que voltamos o nosso olhar para a humilde Belém, para o presépio, onde vemos a humildade de nosso Deus, se sujeitando ao nascimento no meio de um estábulo, em uma manjedoura, com frio e fome, somente para nos ensinar a servir e não a sermos servidos, nós devemos amar os irmãos, pois nele a o reflexo da imagem do menino frágil de Belém. Ele rejeitou tudo o que ele podia ter, como filho de DEUS, mas quis nos ensinar primeiramente antes de tudo, a amar a todos! A ser humildes com os mais necessitados! E a servir! 

A unidade e o amor caminham juntos, se estamos unidos caminhamos no amor ensinado por Deus, o amor Ágape, que se sacrifica pelo amado, transformador, incondicional. Quando estamos unidos Deus está conosco. Jesus a partir do versículo 20, do décimo sétimo capítulo do Evangelho de João, roga em favor de nós, ao pai e diz que se acreditamos nele somos um assim como ele e o pai são um. A palavra clara de Deus a nós se encerra de forma maravilhosa no versículo 26, quando ele diz que nos anunciou o nome de Deus e continuará anunciando para que o mesmo amor que Deus o ama, permaneça conosco. A unidade caminha ao fado do amor uns para com os outros, Deus nos ama, prova maior foi sacrificar seu único filho em expiação dos nossos pecados. Tudo foi cumprido, Deus nos amou, nos ama e sempre nos amará! 

Mas será que estamos mesmo envolvidos em seu amor? Somos mesmo uma só família? Um só coração? Estamos mesmo unidos? Quantos por aí são excluídos da Sociedade, talvez por causa de sua condição financeira ou por ter escolhido algo errado para sua vida. Deus não nos ensinou a excluir, mas a amar. Portanto, para que possamos estar em perfeita união uns com os outros e com Deus, devemos amar! Devemos abrir portas e não fechar, devemos ajudar o irmão, porque quando eu estive preso não foste me visitar, estava nú e não me vestistes, estava com fome e sede e não me destes de comer e beber, era estrangeiro e não me acolhestes, a estes direi afasta de mim malditos, vão ao fogo perpétuo, onde há choro e ranger de dentes. 

Com o pensamento modificado, verdadeiramente convertidos ao projeto que Deus dá a cada um de nós, somos convidados a vivermos este Sínodo, que simplesmente viver a comunhão, a comunidade de irmão unidos em busca se um propósito, trazer uma solução a igreja de Deus, que neste período sinodal, onde o tema central nos leva a refletirmos sobre a unidade, possamos enfim entender o plano de Deus para a humanidade, permanecer no seu amor e assim permanecer em unidade. Portanto agora é tempo de ser igreja, caminhar juntos e participar, estamos envolvidos no amor de Deus, devemos Portanto a luz do espírito santo derramado sobre cada um de nós tomarmos as melhores decisões que a Igreja de Cristo precise neste momento, na nossa realidade em Minecraft.

Saudamos em memória o Venerável Papa Paulo II de Minecraft, o qual proclamou esse Sínodo onde Bento VIII realmente irá dar continuidade, mostrando o verdadeiro amor e unidade de nossa comunidade tem uns pelos outros. É preciso cada vez mais ter comunhão. Bom para nós cristãos, bom para a sociedade e agradável aos olhos de Deus.

“Eles eram um só coração e uma só alma” — At 4,32 

Desejo a todos, os padres de minha diocese, meus irmãos Bispos, cardeais e a toda a comunidade, um excelente tempo sinodal que possamos viver este período de nossa igreja conforme os ensinamentos de nosso Senhor, que possamos permanecer no amor, assim sendo um só coração. Amém. 

Que a sempre vigem Maria a senhora da Assunção interceda por cada um de nós, e peçamos a intercessão dos Santos para que nos ajudem a permanecer no amor e na unidade, para que um dia, possamos participar do banquete celeste preparado para nós. 

Com carinho, amor e bênção, 

 JOÃO PEDRO DOS PASSOS 
bispo eleito da Diocese de Nossa Senhora da Assunção Paulista 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem