DIRETÓRIO LITÚRGICO
Período sinodal - Prot. Nº 001/2026
-- Para o âmbito diocesano --
Prot. N.º 001/2026
Livro de Tombo: 03 (Liturgia)
COMISSÃO DIOCESANA PARA A LITURGIA E A CATEQUESE
DIOCESE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PAULISTA
São Paulo, 06 de Janeiro de 2026.
aos que estas letras virem ou cuja leitura ouvirem ou cujo conhecimento tomarem, saudação
e bênção no Senhor.
1. O Tempo Sinodal refere-se ao período atual de nossa comunidade, iniciado pelo Papa Paulo II e agora oficializado pelo Papa Bento VIII, em dezembro de 2025, dedicado a um processo profundo de escuta, diálogo e discernimento comunitário. O termo deriva do grego synodos, que significa "caminhar juntos". Comunhão, Participação e Missão: O objetivo é reforçar a união entre os fiéis, aumentar a participação de todos (leigos, religiosos, bispos) e impulsionar a missão evangelizadora da Igreja.
2. Escuta do Espírito Santo: O processo não é apenas uma reunião de negócios ou debate político, mas um momento de discernimento espiritual para entender o que Deus quer da Igreja na realidade em que nos encontramos. Deve-se haver: Conversão Pastoral: Mudança de atitudes para uma maior abertura ao outro e maior colaboração, Diálogo e Escuta: Foco em ouvir cada pessoa individualmente e em assembleias, em vez de apenas tomar decisões de cima para baixo.
3. Neste ano de 2026, nossa comunidade irá vivenciar a fase celebrativa deste Sínodo, que busca a comunhão entre os povos, de 11 de janeiro na Festa do Batismo do Senhor, até 31 de Janeiro na memória de São João Bosco, por isso trazemos uma direção litúrgica própria para esse tempo no território diocesano de Assunção Paulista, de forma obrigatória tudo aqui disposto deve ser cumprido por todos os clérigos aqui incardinados, bispo Diocesano, bispo auxiliar e todos os sacerdotes Diocesanos e religiosos. Confirmamos que tudo aqui disposto está de pleno acordo com as normas da secretaria do Sínodo.
A ESCOLHA DA MISSA
4. Ordinariamente se celebrará a Missa própria do dia tomando as leituras do dia, com a cor litúrgica apropriada. Pode-se tomar para as celebrações, durante a semana, desde que não haja memória obrigatória ou festa o formulário da missa em intenção ao Sínodo.
5. Segue o calendário litúrgico para esse tempo sinodal.
11. Festa do Batismo do Senhor (Cor litúrgica: Branca)
Missa própria do dia, ofício próprio do dia;
12. Missa pelo Sínodo (Cor Litúrgica: Branca)
Formulário da Missa pelo Sínodo, leituras do dia;
13. Missa pelo Sínodo (Cor Litúrgica: Branca)
Formulário da Missa pelo Sínodo, leituras do dia;
14. Missa pelo Sínodo (Cor Litúrgica: Branca)
Formulário da Missa pelo Sínodo, leituras do dia;
15. Missa pelo Sínodo (Cor Litúrgica: Branca)
Formulário da Missa pelo Sínodo, leituras do dia;
16. Missa pelo Sínodo (Cor Litúrgica: Branca)
Formulário da Missa pelo Sínodo, leituras do dia;
17. Memória de Santo Antão (Cor Litúrgica: Branca)
Missa própria do dia, ofício próprio do dia;
18. 2° Domingo do tempo comum (Cor Litúrgica: Verde)
Missa própria do dia, ofício próprio do dia;
19. Missa pelo Sínodo (Cor Litúrgica: Branca)
Formulário da Missa pelo Sínodo, leituras do dia;
20. Memória de São Sebastião (Cor Litúrgica: Vermelha)
Missa própria da memória, leituras do dia;
21. Memória de Santa Inês (Cor Litúrgica: Vermelha)
Missa própria do dia, ofício próprio do dia;
22. Missa pelo Sínodo (Cor Litúrgica: Branca)
Formulário da Missa pelo Sínodo, leituras do dia;
23. Missa pelo Sínodo (Cor Litúrgica: Branca)
Formulário da Missa pelo Sínodo, leituras do dia;
24. Memória de São Francisco de Sales (Cor Litúrgica: Branca) Missa própria do dia, ofício próprio do dia;
25. FESTA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO
(Cor Litúrgica: Branca) Aniversário de São Paulo, dia do Padroeiro.
Missa própria da Festa, leituras e orações próprias;
26. Memória de São Timóteo e São Tito (Cor Litúrgica: Branca) Missa própria do dia, ofício próprio do dia;
27. Missa pelo Sínodo (Cor Litúrgica: Branca)
Formulário da Missa pelo Sínodo, leituras do dia;
28. Memória de São Tomás de Aquino (Cor Litúrgica: Branca) Missa própria do dia, ofício próprio do dia;
29. Missa pelo Sínodo (Cor Litúrgica: Branca)
Formulário da Missa pelo Sínodo, leituras do dia;
30. Missa pelo Sínodo (Cor Litúrgica: Branca)
Formulário da Missa pelo Sínodo, leituras do dia;
31. Memória de São João Bosco (Cor Litúrgica: Branca)
Missa própria do dia, ofício próprio do dia;
Hino oficial do Sínodo
6. No período de 08 até 31 de Janeiro, deve-se cantar o hino oficial do Sínodo como Canto de Entrada e saída de todas as Missas, orações e ofícios.
Oração Universal (Oração dos fiéis)
7. Em todas as Missas que for rezado o formulário próprio em intenção do Sínodo, obrigatoriamente deve fazer o texto próprio da Oração Universal após a homilia.
8. Nos domingos e memórias toma-se a oração dos fiéis própria do dia.
Oração oficial do Sínodo
9. No período de 08 até 31 de Janeiro, deve-se rezar a oração oficial do Sínodo antes da Bênção final de todas as Missas, orações e ofícios.
Paramentos
10. Em todas as Missas que for rezado o formulário próprio em intenção do Sínodo, obrigatoriamente deve fazer o uso da Casula ou estola oficial, que será disponibilizado em breve.
11. Os Bispos, além da casula deve celebrar com a mitra oficial, e concelebrar com a mitra oficial própria também. Devem portar a Cruz Peitoral (quando estiver de vestes talares) e o anel disponibilizado pela Secretaria Geral do Sínodo.
12. Nos domingos e Memórias, pode usar algum outro paramento apropriado, segundo a cor do dia. As disposições acima apenas valem para as Missas celebradas em intenção ao Sínodo.
LITURGIA DAS HORAS, ORAÇÕES, DEVOCIONARIOS E FESTAS
13. Segue-se todas as disposições da liturgia das horas conforme a hora canônica rezada. Nenhuma norma ou proibição nesta oração.
14. Canta-se o hino oficial do Sínodo antes e depois do ofício. Próximo ao encerramento do ofício, deve rezar a oração oficial do Sínodo.
15. Usa-se vestes Talares, estola ou pluvial conforme o tempo e as recomendações dispostas para a oração da liturgia das horas.
16. É proibido neste tempo sinodal, qualquer festa de padroeiro, orações devocionais, apenas é liberada a festa da conversão de São Paulo, por ser Padroeiro da Diocese e aniversário da cidade. Tudo isso para manter a comunhão com Roma, o Sínodo e o calendário da assembleia Geral do Sínodo.
17. Fica permitido a oração do Santo Terço e outras orações e ofícios. Lembrando sempre de rezar em intenção do Sínodo, cantar o hino oficial no início e no fim e rezar a oração oficial ao final.
A PRESENÇA DOS BISPOS
18. Durante o período sinodal os Senhores bispos estarão em Roma, nas assembleias gerais e de cada comissão, portanto somente irão celebrar na Diocese na ocasião da Festa da conversão de São Paulo, durante o período fora o Sr. Chanceler Diocesano será o responsável pela diocese e coordenará para que as celebrações litúrgicas continuem a acontecer.
O HORÁRIO PARA AS CELEBRAÇÕES E OFÍCIOS
19. Para haver a plena comunhão com a assembleia geral do Sínodo e as celebrações sinodais em Roma, todas as Missas, orações e ofícios devem ser realizados no período da manhã e tarde ou quando não houver programação no calendário oficial. Caso haja o descumprimento da ordem o sacerdote será afastado por 3 (três) dias.
DO INÍCIO E FIM DAS DISPOSIÇÕES E PENAS
21. TUDO DISPOSTO ACIMA É VÁLIDO, APROVADO E SERÁ UTILIZADO EM TODO O TERRITÓRIO DA DIOCESE DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PAULISTA E QUE NINGUÉM POSSA SE DISPOR AO CONTRÁRIO. DEVE SE INICIAR NO PRÓXIMO DIA 08, (início do Tríduo oracional pelo Sínodo) E DEVE SE FINDAR NO DIA 31 DE JANEITO (encerramento do Sínodo).
22. Caso haja o descumprimento das orientações acima, haverá primeiramente um aviso em particular, mas se o erro persistir será suspenso de ordens de (3) três a (7) sete dias por falta de obediência as disposições da Mitra episcopal. Tudo isso para manter a comunhão e a organização neste rico momento de nossa comunidade. Tudo para a honra e glória de Jesus pelos séculos dos séculos.
CONCLUSÃO
23. Ao final deste Diretório Litúrgico do período sinodal, somos convidados a refletir sobre a profundidade do mistério do amor de Deus, que se manifesta em Jesus Cristo, nosso Salvador. Que o tempo de comunhão com o irmão, renove a nossa esperança em Deus, nosso Senhor.
24. Agradecemos a todos que, com dedicação e fé, tornaram possível a vivência plena desta caminhada espiritual. Que cada celebração, oração e gesto de solidariedade realizados neste período sejam frutos de uma Igreja viva e comprometida com o Reino de Deus.
24. Desejamos a todos um excelente tempo sinodal de paz, amor e comunhão em nossa Igreja particular, nas comunidades paroquiais e as nossas vidas como membros desta comunidade de fé que evangeliza, esperemos os frutos deste Sínodo. Amém.
Dado e passado na episcopal cidade de Assunção Paulista, em nossa Mitra episcopal, aos seis dias do mês de Janeiro, do ano da graça do senhor de 2026, sob nosso sinal e selo de nossas armas.
✠ João Pedro dos Passos
Bispo Diocesano Eleito de Assunção Paulista
✠ Adrian Alves de Souza
Acessor-Diretor da comissão para a Liturgia e a Catequese
Subscrevido, arquivado: 06/01/2026.

Postar um comentário