DOM JOÃO PEDRO DOS PASSOS SJ-M
Caríssimos, hoje se completa todo o ciclo do Natal do Senhor, este pequeno tempo da liturgia da nossa igreja, mas que nos revela grandes maravilhas de nossa fé. Após contemplarmos a humildade do Senhor em nascer no humilde presépio em Belém e ser adorado pelos pobres pastores, acompanhamos a Solenidade da revelação do Senhor, a sua epifania, onde juntos com os magos fomos ao presépio de Belém para ver a manifestação da Glória de Deus, que se revelou a nós, Jesus, aquele que é Rei, Deus e homem se fez carne e no meio de nós quis habitar para assim abrir as portas da Salvação a todos aqueles que estiverem abertos aos seus ensinamentos e verdadeiramente se converterem.
Hoje somos direcionados a Festa de seu Batismo, feito por João no Rio Jordão, Jesus no auge dos seus 30 anos, vai até João para se cumprir a escritura que escutamos na 1° leitura, do profeta Isaías, João, claro que, reconhecendo seu senhor, na verdade desde o ventre materno ele o reconhece, não permite tal coisa, mas ao mesmo tempo concorda com o Senhor, ao falar que devia se cumprir as Escrituras. Jesus foi batizado assim como todos, mais uma vez acontece uma epifania, desta vez nas águas do Jordão, assim como anunciado por Isaías, Jesus é revelado a todos por uma voz que desce do Céu, “Este é o meu filho amado no qual eu pus meu agrado”.
No mistério do Natal reconhecemos que Deus se fez homem, assumiu as condições de um humano, chorou, sentiu fome, sede, vergonha, alegria, tristeza, raiva, amor e ao mesmo tempo ele mostrou a sua grandeza divina, o Verbo anunciado na boca dos profetas é Deus filho, o Emanuel que é Deus conosco, ele nos ama, ele nos quer bem, ele é nosso rei.
Ao mergulhar nas águas do Jordão, Jesus se uniu a nós como homem e como Deus abriu-nos o caminho para a eternidade através de quem também segue esse percurso, mas o que Jesus fez não foi somente ser batizado, foi: fazer o bem, amar sem limites, evangelizar e pregar a salvação, assim nós unidos com Cristo no Batismo ao fazermos o que fez, também é aberto as portas da eternidade para que possamos participar da felicidade eterna.
Tudo plano de Deus, o Natal é uma parte deste plano que nos chama mais a atenção pois nela o plano de Deus se concretiza, ao seu filho descer do céu e nascer na humildade e no amor de uma simples família de uma simples cidade.
A manifestação de Deus no Jordão, agora nos impulsiona ao término deste período natalino e início da caminhada de ensinamentos de Jesus ao povo, o Espírito do senhor é confiado a ele, até então Jesus se permaneceu calado e junto de sua família, agora com a força do Espírito derramado sobre ele, inicia suas pregações às multidões, cumprindo as Escrituras que diz que ele será a luz das nações, o caminho que levará à felicidade eterna. Ao ouvirmos a 2° leitura do Ato dos Apóstolos, Pedro nos diz muito bem que Jesus ungido pelo Espírito Divino saiu por toda a parte fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio.
A nós Cristo, Cristo abriu um caminho, como nos diz Pedro, Deus não faz distinção entre as pessoas, mas pelo contrário ele aceita que prática a justiça e o bem assim como Jesus, se também for batizado. Deus se fez carne para trazer a libertação para nos tirar das trevas do pecado, ele nos deixa uma chance, uma escolha, podemos escolher a justiça e o amor. Deus nos ama, assim como ele ama seu filho e coloca nele seu agrado, ele também nos ama e quer nosso bem, por isso envio seu próprio filho ao mundo, em resgate por muitos.
Queridos irmãos, hoje me alegro muito também pois tomo posse da cátedra episcopal desta cidade de Assunção Paulista, onde servi como bispo auxiliar por dois meses e meio até o Santo Padre me enviar para este novo trabalho, o múnus episcopal está intercalado em um tríplice ministério de ensinar, santificar e governar, eu hoje como Sucessor dos Apóstolos de Cristo sou chamado a cuidar, ser o pastor desta Diocese, ensinando assim como Jesus ensinou, pregar o amor, a humildade, a verdade e o caminho certo. Santificar, levar a todos que estão sobre meus cuidados ao caminho aberto por Cristo e também Governar, um Bispo também é um administrador, que está a frente de uma Diocese que está sob um governo e sua leis, portanto o bispo administra essa parte da Igreja que se encontra nesta cidade, sua economia e cuida para o seu zelo e organização. Assim como levo em meu lema episcopal: ECCOMI, estou aqui, eis-me aqui, para fazer a vontade de Deus e da Santa Sé para que o reino de Deus aconteça e para que assim como nosso amado Bento VIII fala, “Permaneçam no amor” aqui estou eu para esta tarefa imposta a nós. Estou aqui para ser instrumento do amor de Deus, Eis-me aqui Senhor! Eis-me aqui para fazer a tua vontade e teu amor sempre!
Hoje nossa comunidade inicia também o Sínodo dos Bispos para a comunhão dos povos, com a missa do Santo Padre logo mais às 21h, estarei presente e conto com a oração de todos para que possamos fazer um grande momento de reflexão e de trabalho para o crescimento da nossa comunidade, “PARA que todos nós possamos ser UM” um no amor de Deus, um como comunidade cristã, com um só objetivo, levar a voz de Deus às nações e todos os povos. Que inicie este tempo para nossa igreja em Minecraft para que possamos enfim permanecer no amor!
Irmãos, Finalizo pedindo assim como o salmista para neste tempo sinodal, que Deus nos dê sempre a sua graça e sua benção, para que pelo poder do nosso advogado possamos tomar as devidas decisões para nossa comunidade e assim viver de fato o que Deus pede de nós, unidos a ele como igreja, sermos Cristãos, pequenos cristos, UM SÓ!
Celebremos! Renovemos o nosso batismo e vivamos o Sínodo para a comunhão dos povos! Deus nos abençoe hoje e sempre pela proteção da sempre virgem Maria a senhora da Assunção. Amém!
Que a sempre vigem Maria a senhora da Assunção interceda por cada um de nós, e peçamos a intercessão dos Santos para que nos ajudem a permanecer no amor e na unidade, para que um dia, possamos participar do banquete celeste preparado para nós.
Com carinho, amor e bênção,


Postar um comentário