ATENÇÃO! Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

MENSAGEM EPISCOPAL | Por ocasião do Aniversário da cidade de São Paulo


DOM JOÃO PEDRO DOS PASSOS SJ-M 

POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DIOCESANO DA DIOCESE DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PAULISTA 


São Paulo - SP, 25 de Janeiro de 2026.

MENSAGEM EPISCOPAL - ANIVERSÁRIO 
DE 472 ANOS DE SÃO PAULO E DIA DO PADROEIRO DIOCESANO

Queridos irmãos e irmãs, 
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para Sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima!


Hoje a Igreja no mundo inteiro celebra a Festa da Conversão de São Paulo, que por conta do Domingo, dia do Senhor é omitida, mas por méritos de nossa Diocese ter o glorioso apóstolo dos Gentios como padroeiro, celebramos essa Gloriosa, Solenidade. 

“Saulo, Saulo, por que me persegues?” — Atos 22, 7

Saulo, um soldado com um posto bem elevado no exército Romano, tendo um intelecto avançado, um homem bastante estudioso, mas era conhecido como o perseguidor da igreja nascente, o cristãos eram mortos por esse homem que com certeza se encontrava em uma raiva tremenda dos mesmos. Saulo acreditava servir ao Deus de Israel ao exterminar aqueles novos "idólatras" e "blasfemos" que faziam de um simples nazareno o Rei dos judeus. Foi inclusive a seus pés que os algozes de Santo Estevão, tomados de incontrolável raiva, depuseram os mantos a fim de apedrejar o primeiro mártir de que se gloriaria a então nascente religião cristã.

No caminho de Damasco, Saulo ouviu a uma pergunta: "Porque me persegues?". Caindo do cavalo ao chão e perturbado interiormente, perguntou: "Quem és Tu, Senhor?", obtendo aquela resposta que está na base da sua conversão: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues" (At 9, 4-5). Paulo compreendeu num instante o que teria expressado depois nos seus escritos, que a Igreja forma um corpo único, do qual Cristo é a Cabeça. Assim de perseguidor dos cristãos tornou-se o Apóstolo das Nações. 

Ao escrever aos cristãos na carta aos Coríntios, Paulo confessa que a graça de Deus operou nele o acontecimento extraordinário da conversão: "Pela graça de Deus, sou o que sou e a graça que me foi concedida, não foi estéril" (1 Cor 15, 10).

A comemoração do apóstolo São Paulo, como Patrono de nossa Diocese, faz-nos olhar com especial atenção para este grande discípulo-missionário de Jesus Cristo. Suas palavras são para nós um estímulo e seu exemplo nos ensina a fazer como ele fez. Sua forte intercessão nos ajuda a levar avante nesta Cidade que completa 472 anos, a missão que ele desempenhou com tanto fervor nas cidades do seu tempo.

“Senhor, o que devo fazer?” — Atos 22, 10

Essa é a pergunta de Saulo de Tarso, agora Paulo de Tarso, faz em seu diálogo com o Senhor, essa pergunta, hoje a exemplo de nosso padroeiro devemos sempre fazer ao senhor: O que devo fazer Senhor? Com o auxílio da graça divina obteremos a resposta para o melhor caminho a ser trilhado, sendo assim escolhas justas aos olhos do Senhor.

Desejo meus Parabéns aos cidadãos Paulistanos e assim concedo minha benção episcopal a toda a cidade de São Paulo, que nossa cidade continue a prosperar tanto administrativamente, quanto evolua humanamente. Que possamos permanecer todos no amor! Felicidades a todos! E que possa vir mais e mais anos a essa grande metrópole brasileira. 

Que São Paulo rogue por nós, pobres e pequeninos evangelizadores, e nos comunique um pouco do ardor que o levara a atravessar continentes, a sofrer perseguições, a passar fome, sede e frio — tudo por um único cuidado, uma única paixão: a verdade inabalável do Evangelho. Amém 

Com carinho, amor e bênção, 

 JOÃO PEDRO DOS PASSOS 
bispo Diocesano da Diocese de Nossa Senhora da Assunção Paulista 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem